top of page

REPÚBLICA TCHECA

>> Informações úteis para a viagem:

- Visto e Vacinação: O Brasileiro que pretende visitar a República Tcheca não precisa de visto e nem de apresentar carteira de vacinação. 

- Localização da Embaixada:  

 

 

> REPÚBLICA TCHECA:  Panská 5 110 00, Praga 1 - República Tcheca

Como chegar:

  • Linha 15: desça na estação Náměstí Republiky e caminhe por mais 700 metros 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira ( 9:30h - 14:00h )

Celular do plantão consular: +420 607 756 829 ( somente emergência )

- Passaporte: Terá que ter uma validade de, no mínimo, 06 meses de antecedência à data da viagem. Eu sempre gostei de fotografar a página de identificação e armazenar no meu celular, caso ele seja perdido ou roubado durante a viagem; 

- Moeda: República Tcheca é a Coroa Tcheca e estava valendo R$ 0,18 ( 29/01/2020).  

               

 

Em 2019, foi a terceira vez que fomos a Europa para conhecer alguns países e a segunda que entramos pelo aeroporto de Frankfurt. É um aeroporto grande, com 02 terminais e, no nosso caso, tivemos que pegar o trem Skyline para nos deslocar entre os terminais, portanto, é sempre interessante comprar passagens com, no mínimo, 1:30h de conexão. Da primeira vez ( 2015), a imigração foi rápida e sem grandes sustos, porém, da segunda, já em 2019, em pleno questionamento sobre receber ou não imigrantes de países em conflitos sociais, percebemos que o controle de imigrantes estava mais rígido e com revistas em um maior número de pessoas.


- Informações gerais: Sempre tenha umas moedas no bolso, porque os banheiros públicos são sempre pago e as vezes não tem atendente para trocar o seu dinheiro.

A água é limpa e potável, podendo-se bebê-la até da pia do banheiro do seu hotel, portanto, é sempre bom sair para passear com as garrafas d'água abastecidas. Não lembro de ter visto fonte nas praças para beber água. A moeda  é desvalorizada em relação ao Real.

É sempre importante pegar um mapa ou algum tipo de informação nos "Tourists Informations" das estações de trem ou aeroportos das cidades.

Se você estiver viajando com um menor, é importante ( necessário ) ter uma autorização registrada em cartório dos pais ou responsáveis por ele. No caso de pai ou mãe viajando sem um dos cônjuges, é necessário ter a autorização do outro(a) que ficou no Brasil.  

 

 

Visitamos duas cidades ( Praga - capital e Pilsen ) e ficamos impressionados com a organização e limpeza das ruas em Pilsen e da facilidade de deslocamento entre as duas cidades. A arquitetura de Praga é fantástica

> Praga possui muitos pontos turísticos gratuitos, como: pontes, jardins de palácios, estátuas em praça pública e igrejas. Os que a visitação interna é paga, é sempre bom comprar o(s) ingresso(s) e agendar pelo site, se bem que, conseguimos comprar os bilhetes de algumas torres e museus no próprio local e sem fila. Boa parte da cidade é plana e possui alguns poucos pontos onde terá que subir uma colina para visitar alguma edificação. 

Os transportes públicos são funcionais e os bilhetes devem ser comprados em bilheterias específicas ou tabacarias antes de acessar os ônibus, bondes ou metrô. É obrigatório validar o(s) bilhete(s)  antes de entrar no veículo, carimbando-o(s) em máquinas colocadas nas entradas das estações de metrô ou dentro dos ônibus e bondes. O turista que for pego pela fiscalização sem ter validado o(s) bilhete(s), terá que pagar no ato uma multa de CZK 1.000,00 (cerca de US$ 50,00).

Não sei se foi por causa da chuva, mas não achei uma cidade limpa. Também não vi muito interesse nos comerciantes em vender os produtos e de serem simpáticos com os turistas.

 

> Pilsen não é tão grande quanto a capital e, para quem não sabe, é onde foi criado o tipo de cerveja mais apreciada entre os brasileiros. A cervejaria é aberta ao público e dentro do complexo exite um museu, um bar e um restaurante para atender os turistas. É possível fazer tudo a pé, partindo da estação de trem. Também é uma ótima opção de um bate e volta de Praga. Não vimos necessidade de contratar um City Tour e acho até que não tem, uma vez que a maioria dos pontos turísticos estão no centro da cidade e a cervejaria fica a poucos metros da estação de trem. Não sei se tivemos sorte, mas no dia que visitamos a cidade, que foi numa sexta-feira, percebemos que eles estavam se preparando para alguma festividade.

 

 

bottom of page