top of page

REPÚBLICA TCHECA

>> Principais Pontos Turísticos de Praga e Pilsen:

PRAGA 

Relógio Astronômico ( Orloj )

O relógio medieval foi construído, em 1410, na parede sul da Prefeitura de Praga, na cidade velha, pelo mestre relojoeiro Hanus e aperfeiçoado por Jan Taborsky no século XVI. Reza a lenda que, para que Hanus não repetisse sua obra, os vereadores o deixaram cego.

A construção do relógio foi concebida com o seguinte formato: a esfera inferior representa os meses do ano, os signos do zodíaco e, no centro, o estudo das armas da cidade velha. O calendário, possui quatro esculturas, que representam um filósofo, um anjo, um astrônomo e um orador.

Já a esfera superior, é o relógio astronômico. A sua função era de representar as órbitas do Sol e da Lua e não, de informar as horas.

Com tudo isso, a principal atração e o que leva um grande número de turistas, é o desfile dos doze apóstolos. Esse desfile acontece em todas as horas cheias e é realizado nas janelas superiores do relógio astronômico. Junto do relógio e somado a todo esse conjunto esplendoroso, encontraremos outros quatro personagens, que são: o Turco, a Avareza, a Vaidade e a Morte, além de um esqueleto que, ao puxar a corda, marca o início deste desfile.

Pode-se subir na torre e apreciar a vista de praça da cidade velha.

Localizado na: Staroměstské nám. 1, 110 00 Josefov.

Trdelník - Pão Doce tradicional em Praga

É possível encontrar esse pão doce sendo feito na hora em várias lojas do centro de Praga, principalmente na cidade velha. Tanto pode ser comido na versão original ( somente com canela ) ou com algum recheio doce. Nós experimentamos com sorvete.

Nessa loja ( foto ), a produção é em série e os funcionários trabalham caracterizados.

Museu de Kafka ( Franz Kafka Museum )

Franz Kafka foi um conhecido escritor tcheco (1883-1924), autor de inúmeras obras como: Metamorfose e O Processo. O museu foi criado em 2005, para homenagear o escritor e abriga uma série de livros da primeira edição, cartas, diários e desenhos originais feitos por Kafka.

É possível assistir um documentário, em inglês, sobre a sua vida e sensações, além de algumas fotos pessoais.

Assim que entra no museu, mas ainda na área externa, o visitante já se depara com uma das obras mais conhecidas de Kafka, onde mostra duas estátuas urinando, uma de frente pra outra e com algumas partes móveis, em uma superfície que remonta o mapa da República Tcheca.

Localizado na: Cihelná 635/2b, 118 00 Malá Strana.

Castelo de Praga e Catedral de São Vito

O Castelo de Praga fica na cidade alta, mais precisamente na colina Hradcany ( local da fundação de Praga ) e  abrange um bairro inteiro, com palácios, museus, casas e igrejas, sendo, uma das principais atrações, a Catedral de São Vito, que fica dentro do complexo do Castelo. Fundado no século 9, em estilo barroco, serviu de residência para todos os governantes da região, fossem eles imperadores, reis e em 1918 tornou-se a residência oficial do presidente da República Tcheca.

Com  seus 70 mil metros quadrados, ingressou no Guiness Book como o maior castelo do mundo e seus 1.000 anos de história lhe garantiram o título de Patrimônio da Humanidade.

Em uma das pequenas ruas com suas casas coloridas, que pertenciam aos trabalhadores do Castelo, existe a que morou o escritor Franz Kafka e, hoje em dia, a casa se transformou em uma loja de souvenires.

A visita no interior deste complexo é gratuita e pode-se entrar na Catedral, assim como percorrer as suas estreitas ruas.

É interessante ver a troca da guarda e caminhar pelas ruas da cidade alta, que estão fora do Castelo.  

 

Localizado na: Hradčany, 119 08 Prague 1

Igreja Nossa Senhora Vitoriosa

A Igreja Nossa Senhora da Vitoriosa ou Santuário do menino Jesus de Praga, é um templo de Carmelitas onde está a imagem religiosa tão famosa.

A estátua retrata o menino Jesus em uma coroa segurando um globus cruciger e foi doado à igreja por Polyxena de Lobkowicz em 1628.

 

Localizado na: Karmelitská 9, 118 00 Praha 1

Ponte Carlos ( Charles Bridge )

É a ponte mais velha de Praga e começou a sua construção, em 1357, a pedido do Rei Carlos IV.

A ponte foi construída sobre o rio Moldava e liga a cidade velha ( onde tem o Castelo de Praga ) a cidade pequena.

Ao longo da ponte pode-se encontrar diversos monumentos e a maioria deles são esculturas de santos.

Hoje em dia ela é uma ponte de pedestres, mas teve seu tráfego liberado aos carros até o ano de 1965.

É um dos principais pontos turísticos de Praga e tem sempre muito turista passando por ela.

A estátua, em bronze, do Rei Carlos IV, fica bem ao lado da torre.

 

Localizado na: Karlův most, 110 00 Praha 1

Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí)

A praça está situada no centro da Cidade Velha e todas as ruas da região derivam pra ela. 

Com grande importância histórica, é um dos principais pontos turísticos e de manifestações populares.

Em 1621, foram executados 27 nobres Tchecos, por se rebelarem contra a monarquia dos Habsburgos e em 1918, foi destruída uma coluna Mariana barroca, por representar a monarquia desaparecida, com o intuito de festejar o surgimento da República Tchecoslovaca.

A sua forma como um cruzamento, simboliza o crescimento de Praga e tem-se, ao lado sul, magníficos hotéis particulares; no lado leste, a suntuosa fachada da igreja de Nossa Senhora de Týn; no lado norte, dá-se uma noção de metrópole, com a demolição do bairro Judeu e a construção de um moderno bairro.

A praça possui alguns pontos que merecem ser visitados, como: o relógio astronômico, as igrejas Nossa Senhora de Týn e São Nicolau e a Galeria Naciona ( Palácio Kinský ).   

Localizado na: Staroměstské nám., 110 00 Josefov

Igreja de São Francisco de Assis (St. Francis of Assisi Church)

A igreja primária foi fundada em 1252, na cidade velha, ao lado da ponte Carlos e próximo ao convento dos Křížovníks com a estrela negra, sendo a única ordem religiosa exclusivamente masculina, na República Tcheca.

O templo de hoje foi construído no século XVII, por Jean-Baptiste Mathey, com algumas características que lembram igrejas italianas, como é o caso da cúpula, que nos remete a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Nela, podemos encontrar o segundo órgão mais antigo de Praga e assistir aos recitais realizados nos finais da tarde.   

Localizado na: Křížovnické náměstí 3, Praga 11000

Museu da Tortura (Torture Museum)

É um museu destinado a exposição dos instrumentos medievais de tortura utilizados nos países do leste europeu.

Expõe os recursos e métodos usados pelos inquisidores nos hereges, bruxas, inimigos do estado, ladrões etc, que eram sadicamente torturados, empalados, queimados, estripados, apedrejados e muito mais.

Não chegamos a entrar no museu, mas vale a dica para quem gosta do tema.  

 

Localizado na: Celetná 558/12, 110 00 Praha 1-Staré Město-Staré Město

Igreja de São Nicolau (St. Nicholas Church)

Existem duas igrejas de São Nicolau, em Praga. Essa que subimos na torre, fica na pequena cidade em direção ao Castelo de Praga.

Construída em estilo barroco, entre os anos de 1704 e 1755, onde ficava uma antiga igreja gótica queimada na idade média e que também era dedicada a São Nicolau. 

No interior da torre há uma pequena acomodação com mobiliário da época e uma pequena varanda externa que permite fotos excelentes de Praga.  

 

Localizado na: Malostranské nám., 118 00 Malá Strana

Museu Nacional e Praça Venceslau

O Museu Nacional de Praga é o mais importante da cidade e é constituído por vários prédios, sendo, o principal, em estilo neorrenacentista. Foi construído entre os anos de 1885 e 1891 pelo arquiteto Josef Schulz.

Localizado no final da Praça Venceslau, uma importante avenida de lojas, restaurantes e hotéis, tem uma presença marcante e imponente. 

 

Localizado na: Václavské nám. 68, 110 00 Nové Město

PILSEN

Catedral de São Bartolomeu (Katedrála Svatého Bartoloméje)

A Catedral foi construída em estilo gótico, na Praça da República, no mesmo período da praça, porém, levou mais de 200 anos para ser finalizada. É possível subir na sua torre e ver a cidade do alto.  

 

Localizado na: Františkánská 11, 301 00 Plzeň

Grande Sinagoga ( Velká Synagoga ) 

É a segunda maior Sinagoga da Europa

Criada no estilo Neorrenascentista, a sua construção foi finalizada em 1892.

Esse prédio veio a substituir um antigo que ainda existe na região.  

Localizado na: Sady Pětatřicátníků 35/11, 301 37 Plzeň

Cerveja Pilsner Urquell 

A Cerveja Pilsner Urquell se tornou uma lenda na história das cervejas. A maioria das cervejas produzidas na Boêmia ( República Tcheca ) eram de alta fermentação ( Ales ), de cor turva, escura e sem padronização. Em 1839, foi fundada a "Bürger Brauerei” ( cervejaria dos cidadãos ) com o intuito de produzir uma cerveja inspirada no estilo da Baviera ( Alemanha ). 

O conhecido cervejeiro Josef Groll, foi contratado em 1842, para produzir a primeira leva de cerveja com um controle sobre o processo de malteação, onde permitiu que maltes mais claros pudessem ser obtidos, resultando em uma cerveja de cor mais clara, dourada, diferente das cervejas escuras mais comuns na época. Surge então a primeira cerveja Pilsen da história.

O nome desse estilo é em homenagem a cidade onde a cervejaria está instalada e, hoje em dia, a história da cerveja e da cidade se confundem.

Na cervejaria Plzenky Prazdroj, nome atual da empresa que produz a Pilsner Urquell, uma pequena parcela da produção desta cerveja ainda é feita da forma tradicional.

Dentro do parque industrial da cervejaria, pode-se visitar o museu da cerveja, almoçar no imenso restaurante ( projetado para grandes e/ou vários grupos de turistas ) ou, simplesmente, apreciar um excelente cerveja na loja ( bar ).

Localizado na: U Prazdroje 7, Plzeň

J.K. Tyl Theatre 

O Josef Kajetán Tyl é o principal teatro de Pilsen, com uma enorme importância cultural para a cidade e teve a sua construção em estilo neo-renascentista, entre os anos de 1899 e 1902.

Concebido pelo arquiteto Antonín Balšánek, possui uma capacidade para 444 espectadores.  

Localizado na: Smetanovy sady 16, 301 00 Plzeň

Praças 

Uma das coisas que nos encantaram em Pilsen, assim como em Viena, foi o conjunto de praças envolvendo o centro histórico e permeando alguns outros pontos da cidade.  

Nessas praças, pode-se observar algumas esculturas, memoriais ou, tão somente, mesas de bares para as pessoas poderem apreciar uma cerveja ou tomar um café. Também vimos algumas pequenas manifestações culturais em algumas delas. 

Doosan Arena 

O Doosan Arena é um estádio polivalente, com capacidade para 11.700 pessoas e é utilizado normalmente para jogos de futebol. É a casa do FC Viktoria Plzen.

Ele está no Parque Strunc, perto dos rios Mže e Radbuza.

Era conhecido pelo nome: Stadion města Plzně.

Localizado na: Štruncovy sady 3, 301 12 Plzeň 3

bottom of page