
ESLOVÁQUIA
>> Dicas e Características sobre Bratislava:
BRATISLAVA
A Bratislava é a capital da Eslováquia, mas, mesmo assim, não é muito grande e tem um centro histórico ( cidade velha ) muito charmoso. Vale o tempo gasto em um bate e volta, mas o recomendável é pernoitar um dia na cidade. O seu povo bastante educado, mas nem todos conseguem entender bem o inglês, exceto os que trabalham com o turismo, como é o caso dos atendentes dos restaurantes, da estação de trem e das lojas. É fácil conhecer todo o seu centro histórico a pé, já que, todos os pontos turísticos estão muito próximos um do outro e as ruas do centro são interditadas ao transito de veículos. Fizemos um bate e volta saindo de Viena e, ao chegar na estação central de trem, decidimos caminhar até os pontos turísticos. Nesse caminho, não encontramos nenhuma sinalização em inglês. Todos os banheiros públicos são pagos, portanto, é sempre bom ter algumas moedas no bolso. A água que sai das torneiras nas fontes das praças são limpas e potáveis. Listei abaixo, algumas características da cidade.
-
Estação Central de Trem ( Bratislava hlavná stanica ): Não é uma estação tão grande assim, mas, ainda assim, é uma excelente opção para se chegar na Bratislava, Ela está localizada próximo da região central e com uns 30 minutos de caminhada, chega-se aos pontos turísticos. É quase uma reta e no meio do caminho passa pelo Palácio Presidencial. Compramos nossos bilhetes de ida em Viena e deixamos para comprar os bilhetes da volta por lá, já que existem vários horários que ligam as duas capitais. Existe também uma loja para informações ao turista e é sempre bom pegar um mapa da cidade.
-
Transporte público: A cidade tem uma excelente rede de transporte e consegue-se chegar aos pontos turísticos através deles, mas não senti necessidade de utilizá-los e fizemos tudo caminhando, Também não tivemos necessidade de contratar um City Tour. Acesse a aba "Como Chegar".
-
Castelo da Bratislava: Não é difícil caminhar até o castelo e lá do alto tem uma vista maravilhosa da cidade. Conseguimos ver os moinhos eólicos que encontram-se no caminho do trem. A entrada é franca e o ingresso é para visitar o museu e algumas alas do castelo.
-
Centro Histórico ( Cidade Velha ): Onde está localizado quase todos os pontos turísticos, praças e restaurantes. As ruas são de pedestres.