REPÚBLICA TCHECA
>> Dicas e Características sobre Praga e Pilsen:
PRAGA
Praga é uma cidade muito bonita, com construções imponentes, haja visto o Castelo de Praga e a consideramos uma das mais lindas da Europa. O grande pecado é que nem todos que lidam com o turista sabem falar inglês. Isso aconteceu em uma loja de doce típico do local e o atendente não sabia dar informação do que ele estava vendendo e apontou para o letreiro. O mesmo aconteceu na estação ferroviária, onde só a pessoa que vendia passagens sabia o idioma, assim como na loja de câmbio e na operadora de táxi. Isso também aconteceu no shopping dentro da área turística. Não nos lembramos de ter visto fonte de água nas ruas, mas a que sai nas torneiras dos hotéis é potável e consumimos direto. Listei abaixo, algumas características de alguns pontos da cidade.
-
Estação Central de Trem ( Praha Hlavní Nádraží ): Ã estação fica na região central de Praga, mas está afastada do centro histórico. É uma estação grande, com muitas lojas e plataformas, sendo uma excelente opção de chegada e saída desta cidade, se estiver fazendo um deslocamento doméstico ou mesmo entre países próximos, Não existe sinalização em inglês e os poucos funcionários que entendem o idioma, não são tão atenciosos. Uma grande dica é sempre pegar o táxi da operadora oficial na estação, que fica próxima a loja de câmbio. Os taxistas que param na lateral da estação cobram um preço fechado e é sempre muito mais caro que o da operadora. Também é importante pesquisar com antecedência qual será a plataforma do seu trem e já ficar próximo dela.
-
Castelo de Praga: Existe uma ladeira, que começa perto da Igreja de São Nicolau e uma escadaria no final deste caminho. O trajeto é bem sinalizado. É comum ver uma fila em frente ao portão principal de acesso, mas é só para passar no detector de metais. As áreas internas do castelo e a Catedral de São Vito tem entrada gratuita. O ingresso é para visitar a área interna do palácio e o museu.
-
Torre da Igreja de São Nicolau: A escadaria começa com uma largura boa e o piso é de cimento, mas vai estreitando ao longo do caminho e depois os degraus são de madeira. Nada que dê medo, mas vale a dica.
PILSEN
Pilsen é uma bela cidade e, aparentemente, bastante festiva. A princípio, deve ser por causa da quantidade de jovens e da fama da cervejaria local. O centro histórico não é tão grande e, portanto, consegue-se ver tudo através de uma boa caminhada. É uma ótima cidade para se fazer um bate e volta de Praga e a estação ferroviária não é tão grande assim. Listei abaixo, algumas características de alguns pontos da cidade.
-
Estação Central de Trem ( Plzeň hl.n. Nádražní ): Ã estação fica afastada do centro de Pilsen, mas é extremamente possível chegar até lá depois de uns 30 min. de caminhada. Não é uma estação tão grande e não saberíamos dizer se parte trens para outros países. Acreditamos ser uma estação de uso doméstico.
-
Cervejaria ( Pilsner Urquell ): A cervejaria fica muito próxima da estação ferroviária e o acesso ao seu interior é livre. Lá dentro do complexo possui um museu, que é melhor comprar um ingresso pela internet e agendar a visita; um restaurante, com capacidade para receber grandes grupos de turistas; uma loja, onde pode-se sentar e tomar a sua cerveja sossegado e o prédio onde é fabricada a cerveja local, sendo esse, de entrada restrita.
-
Catedral de São Bartolomeu, Teatro, Grande Sinagoga, Memorial do General G. S. Patton e Museu da Cerveja: Todos esses pontos ficam localizados no centro da cidade. É possível acessá-los caminhando desde a estação ferroviária. O Memorial são duas colunas de ferro perto do teatro.