REPÚBLICA TCHECA
>> Cidades Visitadas:
PRAGA
Praga está sendo considerada ( por muitos ) como a cidade mais linda da Europa. Nós ( eu e minha mulher ) não a classificaríamos como tal, mas concordamos que ela está entre as 5 mais belas e charmosas.
A capital da República Tcheca é dividida pelo Rio Moldava e, como pouquíssimas cidades que são divididas por um rio, possui atrativos nos dois lados das margens. Não tem como não se encantar com o Castelo de Praga e a sua cidade alta, do lado da cidade velha; assim como, a praça central e o relógio astronômico, do outro lado da margem e a Ponte Carlos, no centro de tudo.
O transporte público é bem eficaz e atende a diversas regiões da cidade. A localização de Praga permite fazer um bate e volta em algumas cidades por trem, assim com, chegar e/ou sair dela para outros países.
A estação central de trem ( Praha Hlavní Nádraží ) é grande e, de certa forma, bem confusa.
>> Visitar também os:
PILSEN
Pilsen é uma cidade bonita, limpa, bem organizada e, aparentemente, bastante festiva. Possui um grande número de universitários, o que dá esse ar boêmio. É uma excelente opção para se fazer um bate e volta de Praga ou passar uma noite. Fica a quase 100 km de distância e tem trens saindo o dia todo.
Se não bastasse a beleza do lugar, foi através da sua cervejaria que ela ficou famosa ( positivamente ) por ter criado um tipo de cerveja Lager ( de baixa fermentação ), em 1842, que é amplamente apreciada no mundo e, principalmente, no Brasil, sendo batizada com o mesmo nome da cidade.
Para quem é apreciador de cerveja, a cervejaria Pilsner Urquell é um ótimo ponto de partida para conhecer a cidade. Dentro do complexo existe um museu, o bar e um grande restaurante com capacidade de receber grandes grupos de turistas.
Caminhando ainda mais, chega-se ao centro da cidade com a sua Catedral, praças, o prédio da Prefeitura, a grande Sinagoga, museu da 2ª Grande Guerra Mundial etc. Inclusive, foi a única cidade que visitamos, onde existe um cinturão de praças envolvendo o centro histórico.
Não percebi nenhuma indicação em inglês, mas nada que um bom pacote de internet e o Google Maps não resolvam.
Conseguimos fazer tudo a pé, saindo da estação de trem; mas é possível pegar um transporte público e chagar mais rápido.
>> Visitar também os: