
ITÁLIA
>> Cidades Visitadas:



ROMA
Roma, assim como algumas poucas cidades da Europa, é considerada ( pelo menos por nós dois ) um museu a céu aberto, devido a um passado riquíssimo em arte, cultura e história. Passear pelo centro histórico e encontrar os prédios, fontes, igrejas etc. tão retratados nos filmes e nos livros, é simplesmente emocionante.
Fizemos a maior parte dos pontos turísticos através de um City Tour e alguns outros pelo transporte público. E por falar em transporte público, nos deslocamos na maior parte das vezes de metrô, já que, ele tem uma boa cobertura e o transito de algumas regiões é bem travado, como em todo grande centro.
A cidade do Vaticano é simplesmente imperdível, mesmo para quem não é católico e recomendo uma visita guiada ao museu e capela Sistina. O nosso último dia em Roma foi num domingo e pudemos assistir o Papa Francisco celebrando o Angelus (ele aparece na janela do escritório na Biblioteca Vaticana todos os domingos de manhã), na Praça de São Pedro.
>> Visitar também os:



FLORENÇA
Assim como não dá para ir a Roma e não ver o Papa, também não dá para ir a Florença e não ficar apaixonado pela Catedral ( Duomo ) e pela estátua David de Michelangelo. Ambas são obras primas criadas pelo homem.
Florença é uma cidade que dá para conhecê-la toda a pé e um ponto estratégico para alguns bate e volta. De lá, aproveitamos para conhecer as cidades de Siena e Pisa, assim como, duas vinícolas que ficavam próximas.
Outra grande emoção em Florença, é subir os mais de 300 degraus da torre da catedral e descortinar uma vista maravilhosa. Uma dica importante: a subida é feita por uma passagem estreita e quem tem problema com ambientes fechados e dificuldade de locomoção, é bom pensar duas vezes antes de comprar o ticket. Nós subimos e foi espetacular.
>> Visitar também os:


MILÃO
Milão é a capital da moda e, o que poucos sabem, é onde se encontra uma das maiores catedrais do mundo. É uma cidade que mistura o passado e o presente sem grandes conflitos arquitetônicos. É também nesse belo lugar que se encontra, o Bosco Verticale, prédio que foi eleito, entre 800 concorrentes espalhados pelos quatro continentes, sendo o arranha-céu mais bonito e mais inovador do mundo pelo International Highrise Award.
Tivemos oportunidade de conhecer muitos pontos turísticos, através do metrô e de ir em duas cidades da Suíça de trem, partindo da estação central de trem.
>> Visitar também os:

PISA
Pisa é uma cidade pequena, se comparada aos grandes centros da Itália, e pode-se conhecer os principais pontos em um bate e volta de Florença. Dá para ir caminhando da estação de trem até a Torre inclinada e a sua Duomo. O caminho é quase uma reta. A cidade não é só a torre e tem uma arquitetura singular. Um passeio pelas ruas que costeiam o Rio Arno é quase que obrigatório.
>> Visitar também os:



SIENA
Siena é outro exemplo de uma cidade italiana que vale a pena fazer um bate e volta. Ela é muito bonita, aconchegante e parece que você entrou em algum tipo de túnel do tempo.
A Piazza Del Campo, com o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia te fazem lembrar de imediato dos livros de história do colégio. A Catedral, um pouco mais distante dali, é outro exemplo da importância histórica.
O centro histórico de Siena não é tão perto da estação de trem, mas tem uma linha regular de ônibus que leva até lá. Pelo caminho já dá para perceber que a cidade cresceu e se modernizou, mas não perdeu o encanto.
>> Visitar também os:



VENEZA
De todas as cidades visitadas na Itália, Veneza é, certamente, a que tem características única e uma logística de deslocamento e de transporte muito peculiares.
A cidade, que é a capital da região de Vêneto, no norte da Itália, é formada por 119 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático.
Quando chegamos no nosso hotel, recebemos um mapa da cidade e uma aula do potencial turístico de Veneza. Por fim, a seguinte mensagem: caminhem e se percam pelas ruas. Não tem como não se perder e se encontrar. Como gostamos de caminhar pelas cidades, foi um prato cheio. Descobrimos até um pronto socorro e escolas de educação fundamental, depois de estarmos perdidos na área residêncial. Foi incrível.
Outro ponto alto é o passeio de gôndola.
>> Visitar também os: